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Nutrição de leads: saiba como manter seus clientes da forma correta

Muitas pessoas subestimam o valor dos serviços de automação de marketing na nutrição de leads. Isso porque acreditam que só podem automatizar a geração de potenciais clientes, distribuição e as campanhas de e-mail.

No entanto, o software de automação de marketing pode funcionar em todos os aspectos de uma campanha e relacionamento com o cliente, simplificando diversos processos do seu negócio. Por conta disso, essa é também uma das melhores maneiras de nutrir os clientes.

Desde o momento em que um lead entra no funil de compra até o momento em que se torna um cliente fiel, uma boa automação de marketing ajuda a garantir que você forneça constantemente um excelente atendimento, materiais de valor e contatos personalizados às necessidades dos clientes.

Além disso, consegue-se envolver os clientes utilizando diferentes ferramentas de forma otimizada e até integrada, entre as quais:

  • Chatbots;
  • E-mail,
  • Mensagens diretas;
  • Notificações por push.

Por conta disso, as empresas que incluem automação de marketing chegam a alcançar um aumento considerável nos leads qualificados e na própria nutrição em si.

Naturalmente, esses resultados só são possíveis quando as equipes responsáveis desenvolvem um planejamento de nutrição de leads eficiente para os clientes potenciais, utilizando ferramentas de automação de marketing de maneira otimizada.

O que é nutrição de leads?

Para obter melhores resultados com as estratégias de marketing, é preciso focar em seus clientes, seus interesses e necessidades.

A nutrição de leads é o processo de construir e melhorar o relacionamento com esses consumidores em potencial de forma qualificada.

Seu objetivo principal, além de atrair novos clientes em potencial, também se concentra em manter relacionamentos com os clientes existentes à medida que eles percorrem o funil de vendas.

Com a cadência da comunicação é possível alcançar o devido sucesso com os esforços de nutrição de leads, se mantendo no imaginário da base de contatos e encaminhando materiais de valor para fazê-los evoluir na jornada de compra.

Inclusive, considerando a automação, uma boa segmentação e planejamento, o processo não precisa ser complicado.

A chave para uma nutrição eficaz é descobrir o que motiva seus clientes, identificando o que eles gostam e quais mensagens de marketing eles respondem melhor.

A nutrição de leads é um dos componentes mais eficazes da estratégia de marketing moderna.

Com ela é possível que os mais diferentes perfis de negócio, desde startups que oferecem sistema de gestão financeira para pequenas empresas até grandes fábricas de produtos em metal ou redes varejistas voltadas aos clientes finais alcancem e se relacionem de forma adequada com seus públicos, tendo mais sucesso.

Sabendo disso, reservar um tempo para planejar uma campanha eficaz de nutrição automatizada é essencial, sendo muitas vezes facilitada pelo uso de táticas criadas especificamente para fortalecer uma campanha e criar maior relacionamento com os clientes.

A automação de marketing na nutrição de leads

Para entregar a mensagem certa no momento mais adequado, em se tratando de nutrição de leads, a automação de marketing é a ferramenta mais adequada para programar respostas mais ágeis e resolver as dúvidas dos clientes.

Nesse sentido, é possível automatizar mensagens, e-mails e notificações de um escritório de consultoria de contabilidade para ajudar os clientes a tomar a própria decisão de compra encaminhando newsletter sobre a importância desse serviço, por exemplo.

Existem até soluções que permitem que as empresas usem bate-papo ao vivo impulsionado por IA (Inteligência Artificial) e machine learning (aprendizado de máquina) para se relacionar de forma mais rápida e eficiente.

Afinal, a comunicação automatizada ajuda os clientes com as informações certas, exatamente quando eles precisam.

Por exemplo, as equipes podem configurar o chatbot para responder às perguntas mais comuns sobre produtos.

Nesse caso, tanto o chat pode ser disponibilizado ao internauta assim que acessa um site, se disponibilizando a auxiliá-lo e tirar dúvidas, como pode ser programado para responder detalhes sobre os produtos e serviços após a demonstração de interesse do usuário.

Com isso, as equipes podem focar em diversas outras atividades e só serão acionadas caso o sistema não puder responder a alguma das questões, direcionando para o setor mais adequado.

Para a devida configuração dos chats, o ideal é considerar as perguntas mais frequentes e considerar os aspectos do negócio mais demandam informação, disponibilizando soluções a partir da definição de palavras-chave para tópicos como:

Por exemplo, um provedor de serviços de contabilidade gerencial e financeira pode usar a automação de marketing para enviar lembretes automáticos sobre processos, taxas e pagamentos de impostos.

Nesse caso, os clientes podem até receber um e-mail com dicas de cuidados financeiros após terminarem o compromisso.

Os profissionais também podem usar a automação de marketing no cenário B2B, para disponibilizar encomendas de novos serviços ou entrar em contato com pessoas para trabalhar com eles.

Consequentemente, as empresas podem manter contato com os clientes e torná-los mais engajados. Afinal, tudo pode ser agendado e programado, reduzindo esforços e despesas.

Mensagens e e-mails automatizados podem nutrir todos os clientes em potencial de um escritório de contabilidade São Paulo, apresentando todas as etapas da jornada do comprador até que se tornem clientes pagantes.

Inclusive, mesmo após a conversão, as ferramentas de automação podem gerar negócios adicionais com mensagens automatizadas, como é o caso de ações de remarketing, indicações de novos produtos e a verificação da satisfação.

Com isso, novos contatos passam a ocorrer e a satisfação do consumidor aumenta, fidelizando-o.

Táticas eficazes para nutrição de leads

A seguir estão disponíveis algumas táticas para você criar uma estratégia de nutrição de leads à prova de falhas e altamente eficaz, mantendo o interesse dos leads durante todo o funil de vendas.

1-) Alie estratégias de marketing e vendas

O primeiro passo na jornada de qualquer marca para impulsionar os resultados de marketing é unir suas equipes de marketing e vendas.

É preciso esclarecer neste ponto que sua equipe de marketing é responsável por trazer novos e qualificados leads. Já os representantes de vendas são responsáveis ​​por converter esses clientes potenciais em negócios reais.

Considere o seguinte:  quando você trata os departamentos de marketing e vendas como entidades separadas, perde oportunidades de mapear o caminho a ser seguido pelos compradores e como tornar o ciclo mais enxuto e eficaz.

Portanto, a nutrição de leads é melhor alcançada quando os dois departamentos trabalham juntos.

Como uma frente unida, eles podem determinar as formas mais eficazes de orientar os clientes para as ações desejadas, como fazer uma compra, identificando os motivos para a compra e as ações mais direcionadas a esse aspecto.

Trabalhando em conjunto, as equipes de marketing e vendas também podem apresentar muitas soluções inovadoras para manter seus clientes no caminho do comprador.

Assim, independentemente dos leads demonstrarem interesse por brinquedos para cachorros hiperativos ou chupetas para bebês, as equipes conseguem estipular as formas de comunicação para cada nicho (e as especificidades desses públicos), traçando um caminho lógico para a compra.

Isso significa que o trabalho conjunto entre equipes de marketing e vendas é crucial para apontar aos clientes em potencial o caminho a seguir.

Nesse sentido, a automação de e-mail é um ótimo exemplo de método inovador para garantir que seus leads sejam continuamente acompanhados à medida que passam pelo processo de vendas.

2-) Utilize e-mail marketing para comunicação direta

Só porque um cliente mostra interesse em seus produtos ou serviços, não significa que ele esteja pronto para fazer uma compra.

A realidade da jornada de compra é que o processo de nutrição e conversão pode levar várias semanas, ou até meses. Afinal, a decisão pode envolver diversos aspectos e interesses, bem como uma nutrição correta.

Inclusive, algumas jornadas podem se dar de forma mais ágil ou longa, dependendo do segmento, ciclo e ações identificadas.

Isso torna ainda mais importante manter contato direto com os clientes em potencial. Mais uma vez o e-mail marketing pode se mostrar um dos métodos mais eficazes de nutrição de leads, ajudando a manter contato próximo.

Felizmente, o e-mail marketing também é um dos métodos mais facilmente automatizado, permitindo que você envie boletins de notícias, informativos sobre a chegada de novos produtos e até ofertas tentadoras de lanche em Paraguaçu Paulista, por exemplo.

A automação de e-mail marketing baseada em comportamento permite que você configure uma comunicação regular com seus clientes em potencial, considerando o tipo de interação e os materiais/produtos acessados. Assim, tem-se mais velocidade e qualidade nos contatos.

Além disso, a automação pode ajudá-lo a rastrear melhor o comportamento de seu cliente, incluindo a porcentagem daqueles que abrem e-mails de nutrição e seguem os links fornecidos.

3-) Descreva metas e objetivos específicos

As metas dão a você algo para almejar, e em nenhum lugar elas são mais importantes do que no mundo do marketing.

A nutrição de leads é um processo delicado e exige que você e sua equipe tenham um conjunto claro de metas e objetivos sobre a venda de peças para CNC para o setor industrial, por exemplo.

Delinear metas e objetivos específicos é uma etapa necessária durante o processo de unificação de suas equipes de vendas e marketing também.

Mais ainda, permite traçar indicadores para avaliar a qualidade das estratégias de nutrição aplicadas.

4-) Desenvolva uma buyer persona ideal

Para praticar a nutrição de leads eficaz, você precisa se perguntar quem é seu público-alvo e quais são os principais interesses e problemas que os circundam.

Essencialmente, você precisa desenvolver uma compreensão tão profunda de seus clientes quanto possível.

Criar e desenvolver uma buyer persona ideal é a chave para revelar exatamente quem é seu público-alvo e ao quê eles respondem.

Desse modo você poderá mostrar a eles como seus produtos ou serviços são perfeitos em relação aos problemas e necessidades.

5-) Lembre-se sempre do potencial das redes sociais

Com tanta tecnologia envolvendo a internet e os equipamentos eletrônicos, as redes sociais se mostram como um canal que faz toda a diferença na nutrição de leads e na comunicação direta com os clientes em potencial e os já formalizados.

As redes sociais estão entre os canais mais eficazes quando se trata de marketing digital, levando em consideração essa nova era tecnológica que a sociedade atravessa e o uso mais frequente das plataformas.

Dito isso, é possível compreender que as mídias são inegavelmente poderosas, e seus clientes provavelmente estão prestando atenção na presença online das marcas, sejam elas de drywall Belo Horizonte ou de telhas de barro direcionado para o mercado da construção civil, para se relacionar e escolher aquelas com quem consumirão, buscando por identificação.

Por isso, incluir táticas de rede social em sua estratégia de marketing não é apenas uma escolha inteligente, mas também extremamente necessária nos dias de hoje.

Conclusão

A nutrição de leads faz toda a diferença na hora de melhorar seus resultados de marketing.

Seja automatizando seu email marketing ou desenvolvendo personas de compradores, cada uma das táticas apresentadas o ajudará em sua jornada para melhorar sua estratégia de nutrição de leads.

Então, com tudo o que você precisa para nutrir seus leads, chegou a hora de começar a cultivar esses relacionamentos com qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.