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Todos que têm presença na internet, via site ou blog, precisam de tráfego e se for tráfego orgânico melhor ainda. Neste post você descobrirá porque SEO, tráfego orgânico e engajamento são tão preciosos.

Tráfego Orgânico vs Pago

Existem duas formas de alcançar pessoas na internet, sendo que uma delas é gratuita, chamada de orgânica. Nesse formato as pessoas interagem com as suas publicações sem que você pague por isso. Entretanto existe também a forma patrocinada. Dessa forma você investe capital para a rede social ou buscador mostrar algum anúncio ou publicação específica para mais pessoas, ou ainda, para pessoas novas, que não interagiram antes com seu conteúdo.

O patrocínio de conteúdo segue alguns passos essenciais. Ao criar um anúncio, você vai direcioná-lo para o perfil de público que deseja impactar (segmentação) e por fim escolherá os objetivos da sua campanha através da própria ferramenta.

A preciosidade do tráfego orgânico

Apesar da internet ser muito democrática, e talvez até por isso, atrair tráfego para seu conteúdo está cada vez mais caro. Isso se deve ao fato de que há uma grande concorrência desde grandes empresas até pequenos produtores que diariamente lançam milhões de informações novas na rede ao redor do mundo. Sendo assim todos esses produtores querem ofertar produtos e serviços puxando tráfego para si justamente por saberem o valor da atenção dos clientes.

Somente para você ter ideia, um anúncio no Google em certa data de 2020 utilizando um termo chave de alta relevância, custava R$9,57 por clique. Portanto se você investisse nessa palavra-chave pagando o maior lance e tivesse 110 cliques em 1 hora o que para num site de buscas não é difícil — o gasto seria de pelo menos R$1052,70.

Palavra-chave Mínimo de buscas Máximo de buscas Competição Lance no topo da busca
agencia de marketing digital em sao paulo 10 100 Alto 9,57
agencia de marketing sao paulo 10 100 Alto 7,57
agencia de publicidade em sao paulo 10 100 Médio 5,63

Contudo, se você produzir conteúdo relevante e distribuí-lo corretamente em canais relacionados com as parcerias certas, esses mesmos 110 cliques podem vir em um mês gratuitamente. Dessa forma já seriam economizados mais de R$1000,00 por conta do tráfego orgânico.

Em termos econômicos a concorrência é muito acirrada e por isso seu conteúdo deve ter mais capilaridade e ser muito otimizado, do jeito que explicamos a seguir.

Faça SEO

SEO são técnicas que têm como objetivo tornar os sites mais amigáveis para os mecanismos de busca como Google e Yahoo. Assim, usar palavras-chave com moderação e títulos matadores são algumas das dicas para uma boa otimização. Por fim podemos dizer que SEO contribui no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Mais formas de conseguir tráfego orgânico

Uma vez produzido o conteúdo, você tem várias formas de atrair internautas para ele e assim ter para quem mostrar produtos e serviços seus e de parceiros.

Bom uso de hashtags em mídias sociais As hashtags são links comumente iniciados com o símbolo #, que servem para agrupar postagens diferentes mas do mesmo assunto. Esse recurso orgânico é ideal para alcançar pessoas que não te seguem diretamente, no entanto se interessam por temas que você publica.

Grupos em mídias sociais Em várias mídias os grupos estão se fechando para anúncios pagos, entretanto, estão muito abertos a postagens de assuntos que se encaixam em seu tema e além disso o alcance engajamento dos usuários costuma ser relativamente alto.

Parcerias com influenciadores digitais Nem sempre podemos contar que esse tráfego seja de todo orgânico, mas muitos influenciadores novos se dispõem a fechar parceria em troca de algum benefício, como por exemplo amostras do seu produto.

Google Search Console Ferramenta do Google obrigatória para quem quer aparecer nas buscas e adicionalmente ter relatórios sobre a performance de seu site. Através desse serviço que você notifica o Google que seu site existe e portanto é a primeira coisa que você deve fazer depois que ele estiver pronto.

Google Meu Negócio O Meu Negócio é o serviço do Google que te permite notificar o buscador de que você tem um estabelecimento físico ou presta serviço em determinada localidade. Além disso ele te faz aparecer no Maps ajudando usuários a te localizar com mais facilidade de acordo com palavras-chave que utilizam.

Rede de colaboradores Neste caso, santo de casa tem que fazer milagre, e sendo assim os colaboradores de sua empresa são ótimos candidatos a propagadores de seu conteúdo através de suas mídias.

E-mail Marketing Muito ainda se questiona sobre a utilidade desse recurso, mas certamente podemos afirmar que ele está vivo e prosperando. Portanto tire o pó de sua base de contatos e produza aquele boletim quinzenal sobre o que há de novo em seu negócio.

Depois de conhecer ótimas formas de atrair tráfego orgânico, deixe seu contato abaixo e assim retornaremos para conversar sobre sua estratégia de conteúdo.