Pixel do facebook

Embora a empresa de tecnologia não revele detalhes de como funciona o posicionamento dos sites em sua plataforma, há algumas dicas para você melhorar nas pesquisa do Google. Portanto avance nessa leitura e descubra como aparecer bem.

O básico para ter alguma relevância na rede de pesquisa do Google

A principal maneira de assegurar uma boa colocação é oferecer conteúdo relevante. O Google quer garantir que o usuário encontre o que precisa e, sendo assim, entenda o perfil do consumidor e pesquise as palavras chave mais prováveis de serem utilizadas para buscar o seu produto ou serviço. Ferramentas como SEM Rush, Keyword Planner e Google Trends são excelentes para essa tarefa.

Outra forma de subir na pesquisa do Google é a inserção de links de engajamento com outras páginas de conteúdos similares que também aumentam a indexação do seu site. Além disso, linkar seus perfis nas redes sociais é muito útil.

Tão importante quanto conhecer as técnicas anteriores, é utilizar as ferramentas que o próprio Google oferece para avaliar o desempenho do seu site. Trataremos de tais ferramentas mais adiante e por isso você deve ler até o fim para conhecer técnicas mais avançadas.

Técnicas mais avançadas de otimização

Talvez você não tenha percebido, mas até agora estamos falando de SEO (otimização para motores de busca). Já publicamos anteriormente um post sobre esse tipo de otimização, no entanto faremos acompanhe o resumo que fizemos para você:

Posicionamento das palavras chave no conteúdo como são os robôs que indexarão suas páginas, posicione bem as palavras-chave, logo no “caminho deles”:

  • URL: ou seja, o link para seu conteúdo.
  • Título: o cabeçalho principal que deve deixar claro para robôs e humanos de que se trata sua postagem.
  • 1º parágrafo: geralmente ele é a meta descrição do conteúdo, sendo assim, determinante no ranking de resultados.
  • Imagens: até nas imagens? Isso mesmo, existem robôs indexando figuras e estão de olho no texto alternativo delas, portanto, quando solicitado forneça-o.
  • Densidade: faça a palavra-chave ser 1% do texto da publicação porque assim deixará clara sua relevância.

Metadados podem parecer complicados a princípio mas pense de forma simples: informações que o usuário não vê mas para os robôs são valiosíssimas. Os metadados mais básicos de uma postagem na web, comumente encontrados no cabeçalho HTML da página, são o título, a descrição e — olha elas aí de novo — as palavras-chave.

Estrutura semântica do site em SEO, o lindo design tem que ser rico em semântica. Dependendo de sua área de atuação você pode não conseguir tratar desse aspecto sozinho, no entanto, converse com o designer e o desenvolvedor tendo a “planta” abaixo em mãos e deixando claro que esse é um critério importante para você.

Estrutura HTML5 básica de um post

Nós posicionamos você na pesquisa Google usando as técnicas corretas

Existem muitas outras técnicas de SEO para imagens, texto, metadados e semântica que não cabem em uma única postagem. Se quiser saber se o seu site tem o que é preciso para estar no topo dos resultados de busca, solicite nossa avaliação no formulário abaixo.