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O velho marketing mercadológico que visava somente vendas e lucros deu lugar ao marketing informativo, que atrai clientes através de informações e interações. Por esta razão, este é o melhor momento para produzir conteúdos para seu público!

Já se foi a época que as empresas se bastavam divulgando somente produtos e preços. Com a ascensão das tecnologias digitais e os mecanismos de busca repletos de sites, ficou claro que o diferencial entre as organizações eram o que elas tinham a dizer nesse espaço.

E isto não refere-se apenas a qualidade dos produtos ou serviços, mas também aos conhecimentos que os profissionais por trás das empresas estão dispostos a compartilhar.

Os conteúdos compartilhados em sites ou redes sociais são capazes de atrair, fidelizar e aumentar a admiração que o público tem por seu negócio, pois nada melhor do que demonstrar seu domínio em um assunto do que falando sobre ele, não é mesmo?

Mas, como começar a escrever e produzir conteúdos? Não se preocupe, este artigo foi feito para te ajudar!
Você precisa definir seu objetivo

Antes de mais nada, você precisa entender o seu objetivo com a produção de conteúdo! É para vender mais? É para tornar sua marca mais conhecida? É para melhorar o relacionamento com seu público? É para aumentar sua autoridade?

Se você não sabe responder esses questionamentos dificilmente poderá definir qual é o objetivo da sua produção, pois é necessário possuir um objetivo claro não só para entender o que será produzido mas para entender o que dá certo e o que não dá certo em seus canais.

Entenda o momento do seu negócio e quais são as suas necessidades pontuais, o que sua empresa pode ganhar através dos benefícios da produção de conteúdo.

Definindo a persona

Agora que você sabe qual é a sua intenção produzindo conteúdos, pode definir para quem você está falando quando publica algum assunto. Como definir isto? Através do estudo da persona!

Sua persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal, então não economize nos detalhes. Além da faixa etária e localização, defina qual a profissão desse cliente, seus hábitos, interesses…
Escolha os formatos de conteúdos
Com a persona definida, você já pode pensar em quais formatos poderá captar a atenção dela.

Redes sociais

Atualmente as redes sociais são um excelente formato para produção e publicação de conteúdo, pois possibilitam a criação de conteúdos multimídia facilitando o caminho até a persona.

Através de vídeos com edições chamativas e, quem sabe, desvendando mitos sobre a utilização de implante dentário ou a realização de tratamento de canal, por exemplo, dá pra chamar a atenção para que ela te procure para saber mais sobre seu negócio.

Imagens também são fortes aliadas para chamar a atenção com informações como frases que trazem a pessoa a ler a legenda, que poderá ter a informação completa, ou levar para o seu site.

Aplicativos e redes sociais como Instagram, Facebook e até mesmo a febre mundial, Tik Tok, são de fácil manuseio e de forma intuitiva permitem a criação e divulgação dos conteúdos, basta saber gerir.

Blog

Para o seu blog não dispense a criação de categorias, e de pautas que respondam perguntas que sempre recebeu sobre seu negócio. Desta forma você aumenta a relevância e cria a necessidade da persona em resolver aquele problema através da sua empresa.

Trazendo o cenário de Clínicas Odontológicas, por exemplo, imagine um profissional que é questionado com frequência sobre a diferença entre um aparelho ortodôntico e um aparelho ortodôntico transparente, ele pode aproveitar a oportunidade para produzir dois conteúdos sobre cada tipo!

Divulgação

Para divulgação, escolha meios em que normalmente está em evidência. Pode ser através de Status no WhatsApp, lista de transmissão, SMS, E-mail Marketing!

Utilize chamadas criativas, convide mais pessoas a ler o conteúdo e ao utilizar o e-mail marketing certifique-se que seus e-mail possuam a opção de cancelar inscrição, caso o usuário não queira mais o receber.

Agora você está pronto para começar!

Através desse conteúdo você pôde entender como iniciar sua estratégia de produção de conteúdo e os principais pontos a se atentar no planejamento da sua estratégia.

Não se esqueça de que, além de considerar esses pontos, manter uma leitura atualizada em Marketing Digital e SEO para otimização dos seus conteúdos conforme as tendências e boas práticas que surgirem também podem garantir o sucesso da sua estratégia.

Aproveite e faça bom uso dessa estratégia, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes e maximizando os resultados do seu negócio!

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, assessora do Blog Clínica Ideal