Pixel do facebook

Você tem condições de dizer quantas propostas comerciais você fez este mês e quantas de fato fechou? O desempenho de sua equipe de vendas é bom? Pode melhorar?

Se suas respostas às perguntas acima foram “Não”, “Não sei” e coisas do tipo há um problema de gestão aí. No entanto não se preocupe, nos próximos parágrafos lhe apresentaremos um processo, uma ferramenta e um tutorial para que você nunca mais perca o controle de suas propostas comercias.

Um processo básico de vendas

Antes de sair atrás de sistemas e máquinas, devemos ter um processo de gestão de vendas estruturado. Neste momento não se prenda à ideia de funil de vendas. Estamos falando da gestão comercial num sentido mais amplo e por isso você deve se abrir para as ideias. Então vamos ao processo!

  1. Mantenha o controle dos produtos e serviços que você oferece sempre atualizados. Dessa forma, seus vendedores sempre terão acesso a informações atualizadas sobre preço, estoque e disponibilidade de serviço, o que facilita a negociação.
  2. Registre as propostas feitas com informações do cliente, itens e quantidades, texto de apresentação, dados do contato dentro da empresa cliente (isso se for B2B). Lembre-se ainda de registrar quem é o vendedor, data e loja onde foi feita a oferta.
    Formulário Modelo Bling
  3. Se possível inclua as informações de forma de pagamento, serviços adicionais e seus respectivos valores.
  4. Após a aprovação da proposta, gere o pedido de venda e acerte os últimos detalhes porque sempre tem aquele “chorinho” antes do fechamento. Contudo, se  a proposta foi rejeitada, registre também para você ter um comparativo entre ofertado e fechado.
  5. Pedido de venda executado e entregue, emita a nota fiscal (e aqui começa o processo financeiro). Mas se houve cancelamento do pedido, registre também nesta etapa porque é mais uma métrica para o seu comercial.
  6. Ao final do mês contabilize quantas propostas foram feitas, qual valor fechado, quanto foi cancelado e quanto está em aberto. Agora sim, pensando um pouco em funil e vendas, rastreie em que fase houveram os cancelamentos e vá atrás das possíveis causas, sendo que a ideia é perseguir a melhoria contínua de suas vendas.

Processo apresentado, vamos à ferramenta que te permitirá implantar esse recurso.

Sistema para gerenciamento de propostas comerciais

Finalmente vamos falar do sistema de gestão (ERP) Bling capaz de gerenciar não só seu processo de vendas, mas também estoque, financeiro e emissão de notas fiscais. Tudo em um só!

Nesse software em nuvem você pode definir um modelo para as suas propostas comerciais e ganhar agilidade no processo. Além disso, pode acompanhar a situação delas, gerar os pedidos de venda ou ordens de serviço automaticamente e até enviá-las por WhatsApp.

Gostou da ideia? Então conclua seu aprendizado assistindo o tutorial abaixo e visitando o site do Bling ERP neste link.