Pixel do facebook

Grande parte dos smartfones já está saindo das lojas no Brasil com o Android 10 instalado, mas você que já tem outras versões do sistema também pode atualizar seu dispositivo. No entanto fica a pergunta: será que vale a pena?

Atualizar seu smartfone tem grandes vantagens no que diz respeito à segurança e compatibilidade com novas tecnologias. Entretanto existe também a descontinuação de certas funcionalidades e o surgimento de outras e é sobre elas que falaremos a seguir.

As novidades do Android 10

O surgimento de novos recursos em relação à versão 9 é um grande salto e da mesma forma é o foco na acessibilidade. Além disso a nova versão da plataforma do Google tem recursos de privacidade que prometem, de fato, entregar o controle ao usuário. Confira a tabela abaixo.

Acessibilidade
Live Caption Primeiro de tudo destacamos o recurso que com um único toque transcreve automaticamente vídeos, podcasts e mensagens de áudio – principalmente as coisas que você mesmo grava.
Suporte para aparelhos auditivos Outra novidade é que o Android 10 agora possui suporte interno para streaming de mídia e chamadas diretas para aparelhos auditivos.
Transcrição ao vivo Transcrições em tempo real para o mundo ao seu redor.
Amplificador de som Filtre o ruído de fundo e amplifique o som de acordo com as frequências personalizadas para sua audição.
Câmera
Imagem HEIF Suporte para novo formato de arquivo (.heic) para salvar imagens estáticas.
Dynamic depth Novo formato de arquivo para capturar, armazenar e por fim compartilhar fotos em profundidade (incluindo RA) no Android.
Suporte para câmera monocromática Novo suporte ao tipo de câmera que permite que os desenvolvedores de aplicativos obtenham saída monocromática nativamente em dispositivos que oferecem esse recurso.
Aprimoramentos de privacidade Algumas características da câmera agora exigem permissões antes de serem acessadas.
Configurações de streaming recomendadas Aplicativos poderão pesquisar e sugerir configurações de streaming preferidas. Entretanto é só para os smartfones que oferecem esse recurso.
Bem-estar Digital
Bem-estar digital e controles dos pais Acesse facilmente Bem-estar digital e controles dos pais no menu Configurações do telefone para criar e também manter hábitos digitais saudáveis ​​para toda a família.
Cronômetros de site Além de definir os cronômetros do aplicativo, você pode ver como gasta seu tempo e definir limites diários para sites individuais.
Modo de foco Ative o modo Foco com um único toque para pausar os aplicativos que você pré selecionou.
Mensagens e Compartilhamento
Ações sugeridas nas notificações Agora o Android pode gerar respostas e ações sugeridas para todas as notificações de mensagens. E além disso os desenvolvedores poderão optar por excluir ou fornecer suas próprias sugestões.
Novos emojis O Android 10 apresenta 65 novos emojis, incluindo designs com gênero para emoji, como corte de cabelo, levantamento de peso e sauna.
Compartilhamento de Wi-fi Agora, você pode compartilhar seus detalhes de Wi-Fi com os hóspedes por meio de um QR Code e assim manter sua senha segura.
Compartilhamento aprimorado Agora é mais rápido e fácil compartilhar o conteúdo dos aplicativos com seus contatos. Você também pode visualizar o conteúdo antes de enviá-lo.
Segurança e Privacidade
Novos controles e lembrete de localização Agora você tem mais controle sobre como ou se seus dados de localização são compartilhados. Portanto, quando um aplicativo solicita permissão para acessar suas informações de localização, você pode conceder acesso a ele apenas enquanto o app estiver em uso, ou negá-lo. Além disso, se um aplicativo tiver acesso a dados de localização o tempo todo, o Android lembrará você com uma notificação única.
Serviços de localização de emergência do Android O Android 10 auxilia quando ocorrem situações urgentes. O “ELS” pode enviar a localiização diretamente para os serviços de emergência quando uma chamada a eles é feita.
Atualizações do sistema Google Play Os dispositivos Android já recebem atualizações de segurança regulares. Mas no Android 10, você as obtém de forma ainda mais rápida e fácil. Com as atualizações do sistema do Google Play, é possível enviar correções de segurança e privacidade diretamente do provedor para seu telefone, da mesma forma que todos os outros aplicativos. Portanto, você baixa essas correções automaticamente assim que estiverem disponíveis.
Configurações de privacidade Agora você pode visualizar e controlar todas as suas configurações de privacidade – de Permissões do aplicativo, Atividade na Web e até Histórico de localização a partir de um menu dedicado a isso.
Melhorias de Usabilidade
Navegação por gestos Novas maneiras de navegar pelo telefone sem usar nenhum botão. Vá para trás e para frente, puxe a tela inicial e deslize para cima para ver seus aplicativos abertos.
Detecção de contaminantes Se for detectada umidade ou detritos na sua porta USB, uma notificação será enviada a você e os acessórios não funcionarão.
Notificações prioritárias Com o Android 10, você pode organizar e priorizar notificações marcando-as como “silenciosas” ou “alertando”. As notificações silenciosas e de alerta são separadas na barra de notificações, facilitando assim a visualização do que precisa mais de sua atenção.
Gerenciamento de notificações É mais fácil encontrar e gerenciar configurações de notificações diretamente no painel de notificações. Basta puxá-lo para baixo, role para baixo e toque em gerenciar no canto inferior esquerdo.
Modo escuro Na nova versão você pode escurecer sua tela e aplicativos primários ativando o Modo Escuro em Configurações. Isso é bom para os olhos e além disso ajuda a economizar bateria também.
Android Auto O Android Auto agora vem embutido na versão 10, portanto você pode simplesmente conectar o telefone e começar a usar o Android no visor do seu carro. Sendo assim não é mais necessário baixar o aplicativo.
Atualizações dinâmicas do sistema Esse recurso permite voltado para desenvolvedores, os permite carregar uma imagem de sistema diferente em seu dispositivo para teste sem afetar a imagem original do sistema.

.

E por fim, como não poderia deixar de ser, temos um vídeo do canal oficial do Google Mobile no Youtube.

Este artigo tem informações do site oficial do Android 10.