Pixel do facebook

Uma parte dos meus produtos está parada e gostaria de vender o estoque na internet através de diversos sites, mas sem perder o controle de nada.

Se a descrição acima combinou com seu caso, então você encontrou o texto certo para aprender a resolver o problema. Portanto preste atenção nessa postagem e leia até o final.

Comece entendendo o conceito de marketplace

Marketplace, em inglês, inicialmente refere-se à uma região de mercados ou vendas de mercadorias variadas. Também, mais amplamente falando, ao mundo do comércio e das negociações.

Já na internet, o termo refere-se a plataformas online onde diversos vendedores podem comercializar seus produtos de acordo com regras do fornecedor da plataforma. Como exemplos de marketplace podemos citar Mercadolivre.com.br e Amazon.com.

Em sites como esses, pessoas físicas – em muitos casos –  e jurídicas de diferentes portes podem se cadastrar para vender o seu estoque na internet. Assim é como se esses sistemas fossem uma grande feira online com comerciantes distintos.

Embora muito conhecidas e tendo sua eficiência comprovada, ainda há comerciantes alheios a essas plataformas. Isso acontece simplesmente porque elas não conhecem uma forma integrada de gerenciamento de seus produtos. Além do mais há outros desafios abordados a seguir.

Saiba quais são os desafios cotidianos de quem vende em canais diferentes

Parece tudo muito lindo quando se pensa em vender o estoque na internet: anunciar, vender, mandar entregar e pronto!

No entanto analisando a questão mais a fundo surgem alguns questionamentos:

Tenho que cadastrar o estoque manualmente em cada marketplace que eu quiser vender?

Mas e a emissão da nota? Como as vendas online conversarão com o financeiro?

Como eliminar o risco de vender produtos já esgotados?

Você tem que se preparar para responder a essas perguntas ou do contrário correrá sérios riscos. Por exemplo, nas plataforma online os clientes poderão avaliar e falar mal de você caso não recebam o produto em prazo aceitável. Lembre-se ainda que há concorrentes vendendo os mesmos produtos que você e portanto a reputação é determinante. Além disso você não pode despachar mercadorias sem o DANFE visível na embalagem. E o pior: você pode se perder totalmente na gestão de suas vendas presenciais e online criando prejuízos exponencias.

Antes de pedir socorro, saiba que há uma forma muito prática e rápida de resolver e se prevenir de todos esses problemas. Enfim você aprenderá como facilitar suas tarefas cotidianas na próxima seção.

Adote um sistema sob medida para organizar tudo

Chegando a essa altura deste texto você já aprendeu o que é um marketplace online e quais serão seus desafios ao vender o estoque na internet. Agora você conhecerá uma forma de controlar suas vendas em sua loja física, virtual e nos marketplaces através do sistema de gestão em nuvem Bling.

No Bling ERP você cadastra seus produtos e ainda pode conectá-lo aos principais  marketplaces do Brasil. Sendo assim basta se inscrever nas plataformas de sua preferência, usar o sistema para dividir seu estoque em depósitos virtuais para cada canal e exportá-los para os respectivos sistemas.

Vendeu? Então é só importar os pedidos, emitir a nota fiscal, imprimir o documento e despachar com a mercadoria. Regras automáticas de ICMS vêm pré-configuradas no sistema e a emissão da GNRE é muito simples.

Já explicamos bastante, no entanto, claro que não iríamos deixar de te apresentar um tutorial em vídeo demonstrando tudo isso. Então assista a playlist do Bling e depois deixe seu contato para receber nossas dicas.