Não importa quais são os motivos do seu cliente: melhorar a visitação orgânica do seu site através da técnicas de SEO, investir em campanhas de Links Patrocinados, ou até buscar oportunidades de conteúdo em um site ou blog. A verdade é que pesquisar palavras-chave é algo fundamental para quem atua no segmento do marketing digital. A procura por palavras-chaves precisa ser feita desde o início do planejamento estratégico digital de uma empresa. Quanto antes ele for feito, mais fácil será para estabelecer metas e mensurar o progresso de suas ações online.
Ao encontrar as palavras-chaves de um negócio, você pode criar a base para campanhas, conteúdo e postagens que interessem ao público-alvo daquela determinada marca ou produto. Quando o profissional de marketing digital determina as palavras-chaves corretas, ele é capaz de esclarecer ainda mais a relação entre o consumidor e a marca.
Muitos profissionais de marketing digital associam a pesquisa de palavras-chaves apenas com a otimização do site, mas elas também são muito importantes quando o assunto é Marketing de Conteúdo. Os buscadores, como o Google, por exemplo, determinam o ranking dos sites a partir das palavras-chave que estão nos conteúdos, mas essa não é a única variável para determinar qual página aparece primeiro. Mesmo assim, usar as palavras-chave certas fará com o público de uma empresa chegue mais facilmente até ela.
Como escolher as palavras-chave?
- Use o nicho de mercado para definir as melhores palavras-chave;
- Faça buscas mensais;
- Crie um calendário de conteúdo baseado nas palavras-chave e busque palavras-chaves de cauda longa, elas são mais fáceis e mais rentáveis. Além disso, a concorrência é menos significativa.
- Aprenda mais sobre a concorrência do negócio em questão.
Há no mercado diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave de alto nível, mas o custo pode estar além do seu orçamento. A melhor solução, se este é o seu caso, é fazer uma combinação de ferramentas gratuitas. Assim, você pode cruzar informações e ver o que é realmente relevante para o público de uma empresa.
1- Google Adwords: Key Planner
Essa ferramenta pode parecer óbvia para quem trabalha com marketing digital, mas é importante saber que o Google Keyword Planner não é só uma excelente opção para quem está começando um novo site. Ele também é excelente para sites em crescimento. A grande vantagem dessa ferramenta é você que poderá capturar informações diretamente do Google, o buscador mais utilizado.
Ela é fácil e intuitiva, basta inserir sua palavra-chave e tudo o que você precisa aparece de uma forma clara. Além da lista de palavras-chaves, nesta ferramenta, é possível ver a média mensal de buscas, concorrência e lance sugerido (para quem usa o AdWords).
2- Adword & SEO Keyword Permutation Generator
O diferencial do AdWord & SEO Keyword Permutation Generator é a criatividade. Nesta ferramenta é possível inserir uma palavra-chave em cada caixa (são três no total) e ela irá mesclar todas elas dando várias opções. é claro que algumas não vão fazer sentido, mas vale ler todas e encontrar algumas ideias que nem havia passado pela sua cabeça, por mais experiência em marketing digital que você tenha.
3- Google Correlate
Essa ferramenta nem sempre é lembrada pelos profissionais de marketing digital quando o assunto é palavras-chave. Mas quem precisa de uma grande lista de palavras-chave vai adorá-la. Ela é ótima para quem busca as palavras-chave de cauda longa, pois permite ver quais palavras-chave são pesquisadas juntas.
4- IMforSMB Bulk Keyword Generator
Se a empresa em questão oferece serviços locais, o IMforSMB Bulk Keyword Generator é a ferramenta que você procurava. O objetivo dela é encontrar palavras-chave locais. Para utilizar, é preciso indicar a categoria em que está inserido o negócio, o tipo de serviço oferecido, e o local – é claro.
5- Keyword In
Essa ferramenta está na lista das mais fáceis de utilizar, embora a maioria seja simples. Você utilizará uma palavra-chave primária e a ferramenta fará a mistura. Se não gostar dos resultado, você pode ir trocando e descobrindo mais palavras-chave. Vale a pena se você é iniciante!
6- Soovle
Se você é fã da função autocompletar do Google, vai se identificar com essa ferramenta. Ela vai sugerir complementos que vão além do banco de dados do Google, como Yahoo, Bing, YouTube, Wikipedia e Amazon. Você só precisa selecionar a fonte. Vá alternando a fonte e salvando as palavras que você achava mais relevante para o público do seu cliente.
7- Ubersuggest
Se você já utiliza o Google Keyword Planner, o Ubersuggest é uma opção para verificar as palavras-chaves fornecidas pela primeira ferramenta pois fornece palavras-chave que não estão disponíveis nela. A lista gerada é longa, por isso, só utilize quando tiver tempo. Ela ainda permite pesquisar imagens, compras, notícias e vídeos no Youtube.
8- Wordtracker Scout
Essa extensão do Google Chrome pode ajudar quem precisa ficar atento à concorrência e às tendências. Você também pode fazer isso acessando o site/blog do concorrente, mas isso vai tomar muito mais tempo e talvez algumas palavras passem despercebidas. Ela funciona assim: instale a extensão, vá até o site da concorrência, mova o cursor sobre o conteúdo e digita a tecla “W”.
Essa ferramenta, além de simples e fácil de usar, lhe dá a chance de analisar seus concorrentes e ter acesso à métricas de desempenho de palavras-chave de alta qualidade. Você já tem três bons motivos para utilizá-la.
9- WordStream Free Keyword Tool
O Wordstream Free Key Word Tool é muito similar ao Google Keyword Planner. O Wordstream oferece 30 buscas gratuitas. No Free Key Word Tool tudo começa com uma palavra-chave e, em seguida, uma grande lista de palavras aparece. Se quiser ir além, use o Free Keyword Niche Finder para encontrar um nicho lucrativo. As ferramentas oferecidas pelo WordStream são poderosas, precisas e trazem muita informação.
10- SEO Chat Suggestion Keyword Finder
A função mais interessante dessa ferramenta são os níveis de busca. Para resultados básicos, o Level 1 será suficiente. Para detalhes, utilize o Level 2. Se quiser aprofundar a pesquisa, o ideal é utilizar o Level 3. Essa ferramenta pode não deixar passar palavras-chaves que você nem sabia que existiam. Use sempre que possível, mesmo que não seja a sua ferramente preferida.
Bônus
O profissional de marketing digital que vai investir em uma ferramenta para pesquisar de palavras-chave eficientes sem tanto esforço, pode optar pelo SEMRush. Com ele, é possível saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada palavra-chave, identificar os principais concorrentes e ainda saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um destes sites.
Com esta ferramenta é possível saber até quais palavras-chave os concorrentes compraram no Google AdWords, quanto investem e seus resultados. Ainda dá para monitorar as posições de busca de um site, as posições no Google dos seus concorrentes e planejar ações para ranquear na frente deles.
Este artigo foi publicado originalmente em guiase.com.br .