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A loja foi montada em um lugar de alta circulação, panfletos e cartazes foram distribuídos para anunciar e o estoque, decoração e atendimento estão impecáveis. Ainda assim o cliente prefere a concorrência e nem passa no meu estabelecimento. Por que?

Sabemos que isso acontece e não é por acaso, contudo é uma situação reversível e você pode repensar alguns pontos do negócio para aumentar suas vendas e a satisfação do consumidor.

Volte ao início

Tudo começou no momento em que você tomou a decisão de empreender porque viu uma oportunidade e é nesse momento que deve voltar. Visite o seu plano de negócios regularmente e revise o planejado de acordo com o real e ajuste.

Se você não fez o plano de negócio o primeiro erro está aí, portanto faça imediatamente. Agora, se você fez e algo se desalinhou, veja os pontos que sugerimos para avaliar.

Coerência

Aquela missão declarada está sendo cumprida? Aquela visão está sendo perseguida? De fato seu negócio demonstra os valores que estão no papel?

O consumidor de hoje em dia está atento e conectado a outras pessoas e tem total capacidade de validar a coerência entre o que é dito e o que é feito. Então se o seu pet shop declarou respeito aos animais e o cliente viu você enxotando um cão de rua que passou na porta da loja, já queimou seu negócio porque ele filmou e postou no Facebook.

Gestão

O seu estoque é impecável, porém o catálogo de dois meses atrás está disponível na entrada do estabelecimento anunciando um produto que saiu de linha e o cliente se decepcionou quando a vendedora disse que “não tem mais”, ou seja, o atendimento falhou.

Você mandou fazer um outdoor anunciando sua nova unidade no centro da cidade, porém a legislação do município não permite esse tipo de publicidade e ela foi colocada além da divisa, logo onde o público-alvo não passa. O planejamento falhou.

Acreditamos que com esses dois exemplos você já deve ter entendido que gestão é olhar para todo e traçar conexões para alcançar os resultados pretendidos. Talvez você pense que não, mas o cliente percebe a falha e na maioria das vezes ele não perdoa porque mesmo não indo ao PROCON, não comprar de você já é uma grande punição.

Plano de Marketing

Você incluiu o marketing no seu planejamento estratégico?

A elaboração do plano de marketing serve para que você entenda onde está no mercado, como ele é, o comportamento do seu cliente e da concorrência e a partir disso montar uma estratégia de reação.

Não importa o tamanho do negócio, o planejamento de marketing é obrigatório porque se não você pode estar inserido no padrão “maçaneta” agindo como se estivesse no padrão “trombeta”.

Use os meios certos para atrair o cliente

Depois de voltar ao início e aprimorar sua gestão você terá entendido melhor o consumidor e consequentemente os seus hábitos.

A essa altura certamente já terá percebido que presença digital faz toda a diferença como no caso abaixo:

A cliente pesquisa no Google “comida entregue no meu bairro” e lá aparece seu estabelecimento nos primeiros resultados fazendo com que ela adquira consciência sobre sua lanchonete. Em seguida ela clica no anúncio e é levada a uma página atraente com o cardápio atualizado disponível. Na sequência ela telefona, é bem atendida e seu pedido é marcado com atenção pelo atendente. Em 25 minutos o entregador chega com a mercadoria, educadamente recebe o pagamento e agradece na saída. No fim de semana seguinte a cliente satisfeita leva as amigas para comer no seu estabelecimento.

Uma história como essa pode se tornar sua realidade, então faça acontecer com a parceria certa!

Procure especialistas

Com mais de 20 anos de experiência a Guia-se conta com especialistas em marketing, desenvolvimento web e gestão. Entre em contato conosco para ajudarmos a escrever sua história de sucesso.


 

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