Pixel do facebook

Que as ferramentas do Google, mesmo gratuitas, são ótimas para o dia a dia você já deve ter ouvido falar. Mas você conhece o real potencial delas para o seu negócio? Acompanhe a gente nesse texto e conheça casos práticos para o seu cotidiano.

Caso Prático 1: Google Agenda para o consultório

Imagine que em um consultório há diferentes secretárias plantonistas para um médico que atende em vários lugares. E assim a bagunça está feita: pacientes são removidos, encaixados e remarcados nas diferentes agendas impressas do médico, a ponto dele não saber onde atender. Como consequência, pacientes insatisfeitos vão procurar outros consultórios.

A solução para isso é usar a Agenda, uma das ferramentas do Google que mais atende esse caso. Com ela você tem um calendário compartilhável entre diversas pessoas no qual é possível criar lembretes e eventos.

No caso do consultório, tem como enviar alertas para os pacientes e o médico horas antes das consultas. Sem falar que as secretárias podem verificar quais horários estão ocupados e assim organizar entre si os agendamentos.

Confira o vídeo a seguir exemplificando o potencial do aplicativo móvel/web. Depois continue a leitura para conhecer boas ferramentas gratuitas de colaboração.

Caso Prático 2: Google Drive + Google Docs para colaboração

Em determinado escritório rascunhos importantes trafegam por e-mail e portanto precisam de análises rigorosas. Há editores e revisores que os alteram em conjunto. No entanto essa simples tarefa colaborativa, frequentemente se torna um pesadelo. Isso porque versões do mesmo documento se perdem nas caixas de e-mail, pessoas editam o mesmo arquivo simultaneamente em máquinas distintas. Embora possa ser simples, é um sacrifício consolidar relatórios para a entrega.

Para este caso, armazenar os arquivos no Drive — a nuvem do Google para arquivos — e editar com a suíte Docs é uma ótima saída. Essas ferramentas do Google permitem que você guarde seus arquivos na internet e edite com outras pessoas ao mesmo tempo em qualquer dispositivo. As alterações são salvas automaticamente e ainda há controle de versões integrado às ferramentas.

A seguir tem mais um vídeo, e esse demonstra o potencial do Google Docs. No entanto, leia esse artigo até o fim para aprender quais ferramentas auxiliam na criação de uma campanha de sucesso na internet.

 

Caso Prático 3: Google Trends + Google Search Console para planejamento e revisão das campanhas

Embora uma empresa de serviços já tenha um site e uma página de rede social, quer investir em propaganda na internet e não sabe por onde começar. Conversando com algumas pessoas ouviu dizer que links patrocinados dão resultado, no entanto é necessário escolher as palavras-chave corretas. Como fazer isso?

Para uma situação assim você tem duas ótimas ferramentas do Google: Trends e Search Console.

Google Trends, comentado por nós em outro momento, te possibilita comparar a demanda por termos relacionados ao seu negócio no maior buscador do mundo. Tudo instantaneamente. Você pode também comparar a busca de diferentes termos para assim escolher os melhores para sua campanha. A ferramenta ainda indica termos correlatos que estão em acensão  e em quais regiões do país escolhido a busca é maior.

Já o Google Search Console serve para monitoramento do seu site e também dos termos que levam a ele. Contudo ela só é efetiva no decorrer do tempo e com aproximadamente 90 dias é possível ter bons insights. É o Search Console que “conscientiza” o Google sobre seu site mais rapidamente. Dessa forma, na configuração do painel é importante enviar um mapa do seu site para o sistema.

Essa ferramenta do Google não para por aí: tem dicas para corrigir bugs no seu site, relatórios consolidados de impressões e cliques nos resultados de busca. Embora faça tudo isso, ela ainda mostra as preciosas palavras-chave que realmente estão levando o internauta até você.

Tem um vídeo um pouco antigo mas que explica de forma bem didática a ideia do Google Search Console.

Conclusão: ferramentas do Google para tudo

Iceberg representando as ferramentas do Google: geralmente o que conhecemos é só um terço do que realmente há

Neste artigo vimos três casos práticos do dia a dia e ferramentas do Google para atendê-los. Google Agenda para organizar compromissos, Google Drive e Google Docs para edição colaborativa de documentos. Além disso vimos o Trends e o Search Console que são excelentes para monitorar tendências, analisar comportamentos e planejar campanhas na Internet.

O Google tem solução para praticamente qualquer problema: sistema operacional, mapas, inteligencia artificial, busca, imagem de satélite, blog, vídeos e muito mais. Sendo assim, vale a penas receber dicas sobre elas! Para isso deixe seu contato abaixo e fique por dentro do que o gigante das buscas oferece.