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Brasileiros estão entre os que mais utilizam as redes sociais; confira qual se encaixa ao seu negócio

Ganhar dinheiro com seu site de vendas, ou qualquer outro tipo de negócio, utilizando as mídias sociais. Há tempos isso deixou de ser tendência e já é uma realidade. As mídias sociais são um espaço virtual onde as pessoas interagem, fazem novas amizades e recebem informações. Mas também é o ambiente perfeito para vender. Se não, qual outra mídia permite conhecer o perfil exato de seu cliente, com feedback preciso para as ações de marketing digital de sua empresa?

O sucesso de seu site de vendas depende muito da atuação do seu negócio nas mídias sociais. E o motivo é bem simples: o brasileiro é o segundo povo que mais fica conectado às mídias sociais. São, em média, 3h43 por dia, atrás apenas das Filipinas,segundo relatório Digital in 2017, do site We Are Social. Só em 2016, foram 19 milhões de novos usuários no Brasil, número que chega a quase 10% da população. São pessoas que criaram seu perfil em alguma mídia social para interagir e fazer amizades. Mas também para comprar produtos de seu site de vendas. O que você está esperando para criar a página de seu negócio no Facebook, Instagram ou nas demais mídias disponíveis?

Mídias Sociais no site de vendasMídias sociais tornaram-se essenciais para o sucesso financeiro para qualquer site de vendas.

Facebook e Instagram são as mais acessadas. Já criou seu perfil?

Atualmente são inúmeras as mídias sociais no mundo. Mas existem aquelas com mais visibilidade e que podem trazer mais conversões a qualquer site de vendas. No ranking das mais utilizadas, o Facebook é a mídia social mais acessada do planeta, e aqui não é diferente. Já são mais de 2 bilhões de usuários no mundo e 139 milhões só no Brasil, posição que coloca o País como terceiro em acessos – atrás da Índia e dos Estados Unidos. Considerada uma mídia versátil e ao mesmo tempo abrangente, o Facebook é essencial para o marketing digital de sua empresa. É sua chance de “ouro” de divulgar sua marca e produtos para milhares de pessoas, por meio de fotos, vídeos e textos.

O Instagram é a segunda mídia mais utilizada no Brasil e no mundo. Já são 800 milhões de usuários ativos mensalmente e 500 milhões diariamente. O “Insta” é mais acessado pelo celular, ferramenta utilizada por 46 milhões de brasileiros para “entrar” na internet. Criada para o compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram oferece versão exclusiva para empresas (Instagram for Business). Através da seção “Insights”, assim como o Facebook, oferece métricas das postagens com número de visitas, horários mais acessados, além de idade, gênero e localização dos seguidores. Você pode acrescentar na página de sua empresa informações como endereço do site de vendas, e-mail, telefone e endereço físico (caso possua). Aumente suas conversões também com posts patrocinados.

Seu site de vendas pode lucrar também com outras mídias

Apesar de estar na quinta posição entre as mídias sociais mais utilizadas, seu site de vendas não pode ficar de fora do WhatsApp. Só no Brasil são 120 milhões de usuários, 10% dos 1,2 bilhão de pessoas que utilizam a ferramenta pelo mundo. Destaque por possibilitar a troca de mensagem espontânea entre seus usuários, entrou de vez para o mundo dos negócios quando criou sua versão empresarial. Foi idealizado então o WhatsApp Business, para pequenas empresas. E tem ainda o formato Enterprise, para grandes companhias.  Além de mensagens instantâneas, o WhatsApp permite ainda que você interaja pelos seu próprio Stories, no WhatsApp Status.

Mas existem outras mídias que também podem ser adicionadas ao marketing digital de seu site de vendas. Uma delas é o Twitter, criado em 2009, e que está na quarta posição do ranking. Mídia ideal também para divulgação de conteúdos próprios, como por exemplo, vídeos e textos do blog ou website de sua empresa. Outra mídia utilizada por empresas e muito acessada pelos usuários é o Youtube. Segundo a plataforma, 1,5 bilhão de pessoas passam pelo menos uma hora do dia assistindo vídeos no canal.

Gere resultados com seu site de vendas apostando em outras mídias sociais. O LinkedIn, por exemplo, é a terceira mídia mais acessada. Com as páginas de companhias, é possível divulgar conteúdo e divulgar a sua empresa para um público focado em negócios. A sexta mídia social mais utilizada pelos brasileiros é o Messenger, ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Além de aplicativo de mensagens e a função Stories, possui recursos destinados a empresas, como bots e respostas inteligentes para seus clientes. Outras mídias sociais, com menos apelo, são: o Snapchat, o Google+ e o Pinterest. Respectivamente aparecem na oitava, nona e décima colocações do ranking.

O cliente está conectado nas mídias sociaisMídias sociais permitem mais conhecimento sobre o perfil de seus clientes

Quais as vantagens de divulgar meu negócio nas mídias sociais

Diante desse perfil do consumidor, está mais do que claro que qualquer site de vendas deve estar também nas mídias sociais. E são inúmeras as vantagens para o seu negócio, principalmente se as ações de marketing digital forem realizadas de forma adequada. A consolidação da marca – um processo complicado para a maioria das empresas – é um dos benefícios. Tanto postagens e comentários, quanto compartilhamentos são excelentes para desenvolver o relacionamento com o cliente e humanizar a marca. Mas mais do que conquistar clientes, é essencial fidelizá-los. Nas mídias sociais, as empresas podem estreitar a relação oferecendo conteúdos exclusivos, tirando dúvidas e criando campanhas de remarketing.

Tenha ainda mais visibilidade com seu site de vendas. Todos sabem que eles são a principal ferramenta da web em qualquer empresa. Mas, para ter resultados expressivos é necessário direcionar tráfego aos sites. É aí que entra as mídias sociais. Ao compartilhar em seus perfis conteúdos do website ou blog de sua empresa, conseguirá direcionar mais pessoas para os canais, envolvendo-as, e consequentemente melhorando o posicionamento em buscadores no Google.

Cliente satisfeito significa anos de venda garantida, não é mesmo? No universo virtual as pessoas não querem apenas comprar. Os consumidores gostam de ter seus comentários respondidos, de serem ouvidos e terem suas dúvidas sanadas. Querem ser reconhecidos e valorizados pela marca. É partir dessa interação gerada nas publicações que será possível aumentar cada vez mais a satisfação do cliente. Por fim, conheça seu o público-alvo e aumente suas conversões. As mídias sociais oferecem dados do consumidor (persona) de diversas maneiras. Dessa forma, conseguirá desenvolver estratégias de marketing adequadas e possivelmente alcançará vendas de alta performance.

O que está esperando para criar sua página/perfil e fazer uma gestão eficiente para sua empresa nas mídias sociais?


Este artigo foi publicado originalmente em Guiase.com.br.