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A plataforma Android já atingiu 2 bilhões de usuários em vários segmentos e por isso é importante o seu negócio estar nela, porém, antes de pular de cabeça com seu aplicativo nesse sistema Google, leve alguns fatores em consideração.

Objetivo e Público-alvo

Como todo produto, seu aplicativo é destinado a um nicho, portanto deve atender uma determinada necessidade. Comece atendendo essa premissa se fazendo algumas perguntas como:

  • Qual problema meu aplicativo vai resolver e que benefícios certamente ele trará?
  • Quem são as pessoas atendidas (gênero, idade, estado civil,  local)?
  • Quais hábitos do meu público alvo são relevantes para o meu contexto (lazer, trabalho, viagens, estudos, interesses)?
  • Quais são os fabricantes de seus aparelhos e quais versões utilizam?

Para traçar o perfil de sua audiência faça pesquisa de mercado, converse com pessoas próximas e também observe pessoas que você quer ajudar.

Fragmentação e Distribuição da Plataforma Android

Dispositivos Android não são todos iguais? Não, não são e certamente o Nougat que roda no Samsung Galaxy é diferente do que roda no Moto G.

Por ser uma plataforma de código aberto, os fabricantes de aparelhos podem modificar a base do sistema para padrões específicos de seus dispositivos (fragmentação) e também o próprio Google acrescenta modificações em atualizações da mesma versão.

Faça o que puder, mas tenha um grupo de dispositivos alvo em mente porque é inviável criar um aplicativo para todas as versões do Android em todos os dispositivos.

Para ter uma ideia, caso você queira um aplicativo para televisão, seu desenvolvedor deverá ter o kit de desenvolvimento (SDK) 5.0 – Android Lollipop – ou superior e sendo assim, as versões anteriores não serão suportadas.

Mapeie qual é a versão mais utilizada por sua audiência bem como informações de seus dispositivos – resolução de tela e fabricante dentre outras.

Utilizar a integração do seu site com o Google Analytics combinada com sua pesquisa de mercado ajuda a obter os dados desse tipo de segmentação.

Para nortear seu aplicativo  elaboramos o gráfico abaixo com informações coletadas no portal oficial de desenvolvedores Android com mês de maio como base.

Gráfico de pizza de distribuição da plataforma android

Estratégia de Lançamento do Aplicativo

Audiência segmentada, questões técnicas mapeadas e equipe de desenvolvimento pronta. Maravilha! Chegou o momento de planejar o lançamento de seu aplicativo.

Estar presente na Google Play é ingrediente de sucesso para o seu aplicativo e para isso crie um perfil na Google Play Developer Console com o seu Gmail pagando $25 (dólares) para se registrar.

Depois de disponibilizar na loja você fará a campanha do seu aplicativo, então já reserve o dinheiro para:

  • Site, blog ou landing page do app na internet;
  • Google Adwords na rede de busca e/ou Links Patrocinados na Google Play;
  • Página do App no Facebook;
  • Gerenciamento da campanha.

A esse ponto, sua pesquisa de mercado já indicou quais canais são mais relevantes para distribuir e anunciar seu aplicativo.

Saiba mais

Aqui na Guia-se podemos te ajudar com o planejamento, desenvolvimento e a lançar com sucesso o seu aplicativo. Inscreva-se para receber nossas dicas baseadas em mais de 20 anos de experiência.

Este artigo possui informações do site IDG Now.